Trabalhos & Artigos

Trabalho apresentado no 2º Encontro Nacional das Águas, de 17 a 19 de agosto de 2010:

Projeto Internet: um case do Grupo Águas do Brasil
Flávia Garcia Reis (Grupo Águas do Brasil, Niterói/RJ).

Resumo: Com a criação da holding Grupo Águas do Brasil, surgiu a necessiodade de padronizar as atividades e os meios de contato das empresas com o público em geral. Com isso, diversos projetos foram iniciados em 2009, dentre eles a elaboração de um Manual de Identidade Visual e o desenvolvimento do Projeto Internet, que consistiu na criação e implantação de um portal unificado com acesso para todas as concessionárias do Grupo, com toda a comunicação visual padronizada e toda a gestão do conteúdp centralizada. Os sites, que antes eram de responsabilidade da Gerência de TI, passaram a ser controlados pela Gerência de Processos e Projetos, por intermédio da Coordenação de Projetos de Comunicação.

Após estudos de campo e pesquisas de mercado, visitando sites internacionais de concessionárias públicas e privadas de saneamento básico, foi desernvolvido um projeto estrutural e visual. As telas, com identificações de interação, foram entregues a um fornecedor que desenvolveu o projeto com a utilização do software gestor de conteúdo Publique!. Os sites do Grupo e de suas respectivas concessionárias foram lançados em 1 de março de 2010 e, desde então, vêm passando por melhorias contínuas.

Com foco no cliente e destaque para as realizações da concessionária, os sites do Grupo Águas do Brasil seguem as tendências do mercado brasileiro e valorizam obras de expansão de redes, inaugurações de ETAs e ETEs, ações, parcerias e o atendimento ao cliente. O primeiro ano do Projeto Web, desde a concepção da ideia, seu desenvolvimento e implantação dos sites foi repleto de desafios. Além da implantação de um novo gerenciador de conteúdo, foi necesário iniciar uma mudança de cultura através da integração das assessorias de comunicação, com o intuito de garantir a padronização na atualização dos referidos sites.

Trabalho individual apresentado no 2º Encontro Nacional das Águas, de 17 a 19 de agosto de 2010:

Presença das empresas de serviço público nas redes sociais
Flávia Garcia Reis (Grupo Águas do Brasil, Niterói/RJ).

Resumo: Nos últimos anos, passado o boom da internet, chegou o boom das redes sociais. Principalmente no Brasil – país onde as pessoas passam mais horas por mês conectadas à internet – os sites que estimulam a criação de grupos virtuais crescem e ganham cada vez mais visibilidade. As informações, que antes eram faladas somente entre amigos, passam a fazer parte da internet e ganham proporções ao chegar a um número cada vez maior de receptores. Desta forma, críticas e sugestões ganham mais visibilidade. As empresas e marcas que querem aperfeiçoar o seu relacionamento com o cliente, e se aproximar dele, precisam entrar nas redes sociais. O seu público já está lá e, muitas vezes, já está falando sobre você, mas é preciso se posicionar. Pensando nisso, a equipe de marketing do Grupo Águas do Brasil desenvolve uma pesquisa para identificar as melhores opções de investimento nas redes sociais. Qual a melhor hora, por onde começar, de qual participar e como agir nas redes sociais são questões que devem ser respondidas antes de começar a atuar. Participar de redes sociais é necessidade, mas é preciso cautela e seleção. Entender como o seu público age nestas mídias é fundamental para que você possa atuar de forma certeira. Dos 26 milhões de brasileiros conectados, 19 milhões estão no Orkut, rede social mais popular no país, seguida do Twitter e Youtube. Mas será que vale a pena investir nele? Conhecer as ferramentas e saber como agem os stakeholders é essencial para garantir o sucesso no investimento. A pesquisa em questão apresenta um levantamento do comportamento dos clientes de prestadoras de serviços, em diferentes redes sociais, e as respostas das empresas.

Palavras-chave: internet, redes sociais, grupos virtuais, relacionamento, marketing, mídias digitais.

Artigo publicado no livro “Intercon2009: Os novos rumos do mercado interativo”, lançado em 7 de novembro de 2009:

Disseminando informações nas redes sociais
Flávia Garcia Reis

Trabalho final do Curso de Jornalismo 2.0 – Knight Center of Journalism (Universidade do Texas), em junho de 2009.

Mini-documentário sobre o Twitter. Serviço na internet que disponibiliza 140 caracteres, por vez, para você dizer o que quiser, para o mundo.

Veja o Blog criado para os exercícios deste curso: Jornalismo Dois-ponto-zero

Vencedora do Concurso Cultural Blogueira da Mercatto (2008).

Junto com outras duas clientes da loja atuei como blogueira de agosto de 2008 a janeiro de 2009 para a loja Mercatto.

http://www.modamercatto.com.br/blog

Individual – apresentado no ComSaúde 2006 (IX Conferência Brasileira de Comunicação e Saúde):

Divulgação de Assuntos Relacionados à Saúde e Bem Estar por Meio de Release Online

Flávia Garcia Reis, do Informed Jornalismo, Rio de Janeiro/RJ apresenta uma análise comparativa de releases relacionados à saúde e bem estar da população em geral.

Resumo: O trabalho apresentará uma análise comparativa de releases relacionados à saúde e bem estar da população em geral. Os releases analisados representam uma amostra, selecionada aleatoriamente, de 200 e-mails recebidos nos anos de 2005 e 2006. Não serão contabilizadas malas-diretas online enviadas por solicitação pessoal.

Os e-mails serão divididos por assunto, tipo de divulgação (produto, evento, data comemorativa, livro, etc), empresas remetentes; e comparados por: qualidade das informações apresentadas, segurança das informações, formas de contato/retorno, dentre outros. O trabalho conta com cases (positivos e negativos); resultados de pesquisas sobre releases on-line e e-mail marketing; e uma análise sobre o que realmente é relacionado à saúde e o que é “vendido” como.

Palavras-chave: release, saúde, bem-estar, online, e-mail, divulgação, comunicação.

Em grupo – apresentado no ComSaúde 2005 (VIII Conferência Brasileira de Comunicação e Saúde):

Notícias sobre Diabetes no Brasil

Cristina Dissat, (Informed, Sociedade Brasileira de Diabetes, RJ) – Co-autores: Beth Santos, Flávia Garcia, Bárbara Bezerra, Bruno Barreira, Aristeu Araújo

Resumo: O objetivo deste trabalho é mostrar como o noticiário sobre diabetes ganhou destaque na imprensa nacional e que é possível perceber um maior cuidado por parte dos jornalistas na transmissão das informações. Através da informação mais correta, com mais seriedade, é possível influenciar de forma positiva na melhoria da qualidade de vida de cerca de 8 milhões de pessoas com diabetes no Brasil. Foram analisadas 420 reportagens, publicadas de 20 de julho de 2004 a 19 de julho de 2005, em diversos tipos de veículos – jornal impresso, revista, rádio, televisão e digital. O material foi clipado por uma empresa (Clip Clap), contratada pela Sociedade Brasileira de Diabetes, através da assessoria de imprensa da entidade.

Foram observados em que tipo de veículo as reportagens foram veiculadas; se a abordagem foi clara ou confusa; se a relação entre o título e o texto estava correta; e quais os assuntos abordados pelos jornalistas. Entre as principais observações estão: grande número de reportagens com fontes oficiais de informação, como a SBD; espaço dedicado ao tema “diabetes” muito maior do que o esperado; e a comprovação que o trabalho integrado entre os  profissionais de comunicação pode trazer excelentes benefícios.

Palavras-chave: diabetes, alimentação, qualidade de vida, atividade física, internet, informação médica, saúde, complicações crônicas, campanhas de esclarecimentos, qualidade de vida.

Seleção de algumas matérias produzidas por mim:

1. Blog Fim de Jogo:

  • 04 de junho de 2009 – Projeto Rio Capital Carioca da Copa 2014 é Lançado – As portas do Palácio da Cidade se abriram para deputados, vereadores e jornalistas, para o lançamento oficial do projeto Rio Capital Carioca da Copa 2014. O projeto foi idealizado pela Prefeitura e pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro. A idéia é que o Rio de Janeiro seja a cidade protagonista desta Copa do Mundo.
  • Outras colaborações no Blog Fim de Jogo.

2. Site da SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia)

  • 24 de abril de 2009 – Dicas Para Declarar o Imposto de Renda – Saiba quais gastos de consultórios médicos podem ser deduzidos do imposto a pagar e devem ser incluídos na declaração do Imposto de Renda 2009. Pessoas físicas devem enviar sua declaração do IR 2009 até 30 de abril.
  • 06 de abril de 2009 – Estímulo à Atividade Física – O Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, esteve na Quinta da Boa Vista na manhã do domingo, dia 5, para lançar o Plano Nacional de Atividades Físicas.
  • 03 de abril de 2009 – 10 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Atividade Física – Reunião de dicas e informações importantes sobre determinado assunto. O início de uma série.
  • 20 de março de 2009 – Serviço de Endocrinologia é Desativado – Começou uma grande mobilização dos médicos e profissionais de saúde do Serviço de Endocrinologia do Hospital Brigadeiro, em São Paulo, depois de divulgada a notícia sobre o fechamento do Serviço, no Diário Oficial do Estado de São Paulo, em 13 de março.
  • 20 de março de 2009 – Obesidade X Expectativa de Vida – Resultados de uma análise de 57 estudos mostram que quanto maior o grau de obesidade, menor a expectativa de vida. O Dr. Márcio Mancini, presidente da Abeso, comenta a pesquisa.
  • 14 de janeiro de 2009 – As Dietas de Verão e os Transtornos Alimentares – Janeiro é mês de muito calor e, consequentemente, de sol e praia. Isso faz, naturalmente, com que as mulheres fiquem mais preocupadas com o excesso de peso e acabem buscando qualquer informação sobre como eliminá-los.
  • 9 de fevereiro de 2007 – Transtornos Alimentares em Debate – Os organizadores das mais importantes semanas de moda do Brasil – Fashion Rio e São Paulo Fashion Week (SPFW) – realizaram debates entre modelos, familiares, médicos e demais interessados. Um dos objetivos foi avaliar até que ponto a moda tem influência, ou não, sobre a incidência de anorexia.

3. No Blog da Mercatto (de setembro de 2008 a janeiro de 2009):

  • 8 de setembro de 2008 – Tendências ou atitudes da moda? – Há algum tempo não existe mais aquela tendência (única) da moda. Atualmente, o que vemos nas passarelas e ruas são mais conceitos que influenciam na forma de vestir. As pessoas sempre foram diferentes e agora, mais do que nunca, podem manter esta individualidade e estarem na moda.
  • 8 de setembro de 2008 – As cores falam sobre você – Recentemente tive uma aula sobre cores, na pós-graduação. O professor começou mostrando um tom de azul claro e perguntou o que aquela cor transparecia para turma. As respostas foram as mais diversas: paz, melancolia, saúde, viagem, frio, limpeza, etc. Ele logo pulou para o vermelho, que teve opiniões mais unânimes: fogo, paixão, ódio, sangue, determinação.
  • 8 de setembro de 2008 – Jeans não é tudo igual – Se você é daquelas que acha que jeans é tudo igual, vai se surpreender. Mas se você acredita nele como uma peça-chave, diferente para cada ocasião, meus parabéns. Do cinema às festas da empresa, no frio ou no calor, de dia ou à noite. Para cada momento, um modelo e uma cor.
  • 11 de setembro de 2008 – A terapia das compras – Você já percebeu que não há nada melhor do que comprar uma roupa quando está se sentindo meio baixo-astral, tristinha? Os homens podem até não entender, mas uma blusa ou um vestido novo são muito mais do que uma peça nova no nosso guarda-roupas […]
  • 17 de setembro de 2008 – A elegância que o frio traz – Voltou a fazer frio no Rio de Janeiro… Você já percebeu que quando cai a temperatura as pessoas, especialmente as mulheres, ficam com um visual mais elegante? É incrível o poder de um simples casaco bem colocado. Além dele, os sapatos fechados, meias-calças e determinadas blusas de frio são bastante estilosos e colaboram com toda essa […]
  • 19 de setembro de 2008 – Os prós e contras da tatuagem – Eu sou a favor de tatuagens, desde que sejam feitas após os 21 anos e com o seu próprio dinheiro. Este talvez seja um dos assuntos que mais geram discórdia entre pais e filhos. A minha mãe não é contra, nem meu pai, mas as três tatuagens que eu tenho foram feitas após a minha […]
  • 24 de setembro de 2008 – Elas preferem o preto – Lembra daquela musiquinha: “dez entre dez brasileiros preferem feijão”? Então, quando se fala em cor para roupas e acessórios femininos é assim com a cor preta. Antigamente ela predominava nas bolsas e sapatos. Essa “ditadura” acabou, mas o preto continua sendo a cor coringa, básica utilizada pelas mulheres. Afinal, um vestidinho preto se adequa a […]
  • 26 de setembro de 2008 – A moda no Pit Stop – Você já reparou nas roupas das mulheres que freqüentam os bastidores das corridas automobilísticas (de todos os tipos)? Elas sempre se vestem com modelitos básicos, mas que as deixam verdadeiras musas. É claro que a beleza dessas mulheres não pode ser esquecida. Afinal elas são, em geral, muito bonitas. Mas falando em estilo, o esportivo […]

4. Site da SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes)

2 Comments

Deixe um comentário